Leitura e Áudio: As Catilinárias, Cícero

As Catilinárias 

Marcus Tullius Cicero, nascido em 106 A.C. tornou-se cônsul romano no ano de 63 A.C.



As Catilinárias é um conjunto de quatro discursos proferidos por Cícero para denunciar ao povo e ao senado de Roma a Conspiração Catilinária. O primeiro e o último discursos foram proferidos no Senado Romano, o segundo e o terceiro foram proferidos diretamente ao Povo de Roma.

A Conspiração Catilinária foi uma série de tentativas de desestabilizar a República Romana e incendiar a cidade, comandadas por Lucius Sergius Catilina, um nobre e falido senador romano, que perdera toda sua fortuna tentando se eleger cônsul repetidas vezes.

Assim que Cícero assumiu o mais alto cargo político romano ele confrontou legalmente Catilina através destes quatro discursos. Ao final do quarto discurso Catilina fora condenado à morte. Não acatando a decisão do senado, Catilina fugiu da cidade para se encontrar com seu exercito particular de conspiradores, e viria a morrer em campo de batalha um ano depois.

Estes discursos entraram para a história pela beleza e pelo domínio da Gramática, Lógica e Retórica, Cícero é até hoje considerado o mais proeminente orador romano.

Para saber mais sobre Cícero clique aqui.
Para saber mais sobre a Conspiração Catilinária clique aqui.

Leitura de As Catilinárias de Cícero, feita por LivriVox do sítio www.projetolivrolivre.com


Postar um comentário

0 Comentários